segunda-feira, 1 de junho de 2015

Luz Amarelada, branca, super branca ou azulada - Como escolher?



Luz amarelada, super branca ou azulada. O que isso tem haver?
10.000K é mais forte que 5.000k?
Xenon é mais forte que uma lâmpada e filamento?

Para começar a entender, Kelvin ou simplesmente K é unidade de temperatura em escala criado por William Thomson, (lord Kelvin) em 1848. 
0 K temperatura é chamado de " zero absoluto "e é o ponto em que as moléculas e átomos de um sistema são baixa energia térmica possível.

Kelvin é temperatura de cor. Assim num breve resumo, uma lâmpada de xenon ou lâmpada de filamento que possua 10.000k não é mais forte que uma lâmpada de 5.000k. Ela não iluminará mais por conta disso, pois como explicado esta medida kelvin não é potência e sim a temperatura alcançada que é retratada através das cores.


Quanto mais k tiver, mais azulada ela será.
Assim, 1600 K é a temperatura correspondente à cor sol nascente ou de ajuste. A temperatura de cor da lâmpada de filamento de tungstênio, tungstênio, atual é de 2800 K (igual a cor da iluminação dos veículos que saem de fábrica = uma luz meio amarelada)

Portanto se deseja uma luz super branca (chamada de luz do meio dia) você deve optar por lâmpadas com aproximadamente 5000k. Acima disso ela vai ficando azulada e abaixo disso mais amarelada.

Sobre o fato de Xenon iluminar mais que as lâmpadas comuns, se dá ao fato de ter mais potência, chegando a ultrapassar em alguns casos mais de 100w, sendo que as de fábrica em geral são 55w de potência.


Por isso é que as lâmpadas fortes requerem relê. Para controlar esta potência e não derreter as partes plásticas de seu farol.

Veja os gráficos e imagens abaixo:

Nenhum comentário:

Postar um comentário